O mundo dos
negócios passa por mudanças, as organizações devem ser dinâmicas para
acompanhar tais transformações e também a ARH deve acelerar a sua diligência
para não ficar para trás.
A conceituação
de ARH deve desaparecer paulatinamente e conceder lugar a gestão de pessoas. A
responsabilidade por gerir pessoas é cada vez mais da gerência de linha. As pessoas passam a ser consideradas e
respeitadas como seres de características distintas e personalidades
singulares.
Nas
organizações de sucesso a tônica é a de administrar com pessoas, pois gerenciar
ou administrar pessoas é uma ideia ultrapassada e coloca as pessoas em uma
situação passiva na qual apenas cumpre ordens.
Para o alcance de resultados as pessoas devem
ser parceiras da organização e devem encher-se de informações e em conjunto com
suas habilidades buscar gerar valor para empresa.
As pessoas são o grande diferencial competitivo
das instituições. O endomarketing surge,
nesse contexto, para manter os colaboradores informados das políticas e
objetivos da empresa, e ainda buscar constantemente colocá-las em lugar no qual
o seu sentimento de pertencimento a impulsione a dinamizar a sua troca com a
organização.
A
administração holística coloca a pessoa no contexto organizacional humano e
social. O ser humano não é mais semelhante a uma peça do sistema produtivo. É necessário,
portanto, a mudança de percepção em relação às pessoas na nova gestão de
pessoas.
Naiderson F.L.
Bibliografia:
IDALBERTO, Chiavenato. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. Barueri,
SP: Manole, 2009.
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