domingo, 19 de abril de 2015

As tendências da ARH: uma nova filosofia de ação.




O mundo dos negócios passa por mudanças, as organizações devem ser dinâmicas para acompanhar tais transformações e também a ARH deve acelerar a sua diligência para não ficar para trás.
A conceituação de ARH deve desaparecer paulatinamente e conceder lugar a gestão de pessoas. A responsabilidade por gerir pessoas é cada vez mais da gerência de linha.  As pessoas passam a ser consideradas e respeitadas como seres de características distintas e personalidades singulares.
Nas organizações de sucesso a tônica é a de administrar com pessoas, pois gerenciar ou administrar pessoas é uma ideia ultrapassada e coloca as pessoas em uma situação passiva na qual apenas cumpre ordens.
 Para o alcance de resultados as pessoas devem ser parceiras da organização e devem encher-se de informações e em conjunto com suas habilidades buscar gerar valor para empresa.
 As pessoas são o grande diferencial competitivo das instituições.  O endomarketing surge, nesse contexto, para manter os colaboradores informados das políticas e objetivos da empresa, e ainda buscar constantemente colocá-las em lugar no qual o seu sentimento de pertencimento a impulsione a dinamizar a sua troca com a organização.
A administração holística coloca a pessoa no contexto organizacional humano e social. O ser humano não é mais semelhante a uma peça do sistema produtivo. É necessário, portanto, a mudança de percepção em relação às pessoas na nova gestão de pessoas.

 Naiderson F.L. 

Bibliografia:

IDALBERTO, Chiavenato. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. Barueri, SP: Manole, 2009.


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